sábado, 19 de janeiro de 2013

É possível fazer fotos profissionais com câmera amadora?


Sim, é possível, talvez mais difícil. De todo modo a qualidade da fotografia é determinada por diversos fatores. O equipamento donde se origina a captação fotográfica é apenas mais um destes aspectos. Também é preciso levar em conta a função da imagem quando finalizada.

As câmeras fotográficas compactas e super-compactas (amadoras) possuem controles menos precisos e recursos mais limitados para manipular o resultado da imagem, quando do momento de sua captação. O conjunto de condições para produção da imagem desejada torna-se mais restrito. O que não impede que em condições propícias uma boa captação seja realizada. Fatores como a sensiblidade e a experiência do fotógrafo, as condições de iluminação do assunto, e o tratamento da imagem antes da sua publicação, são fundamentais para a produção de uma imagem que pretende ser utilizada profissionalmente.

Entre as vantagens de se utilizar câmeras fotográficas compactas e super-compactas estão o preço acessível, volume e peso reduzidos, rapidez e simplicidade dos ajustes, boa resolução e possibilidade de discrição no registro fotográfico. Então tudo dependerá da finalidade atribuída à imagem encomendada. Hoje em dia são amplamente utilizadas no registro de situações domésticas, cotidianas, viagens, relatórios visuais e registros fortuitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário